Registro de Ocupação Hospitalar COVID-19

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), implementou, devido à pandemia, o registro da ocupação hospitalar em leitos COVID e demais leitos, ou seja, o censo hospitalar diário.

Esta página tem como finalidade disponibilizar o banco de dados da ocupação dos leitos, a partir da incorporação do sistema e-SUS Notifica, em vigor a partir de abril de 2020.

Informações disponibilizadas

Os dados são oriundos do sistema e-SUS NOTIFICA, que foi desenvolvido para registro da ocupação de leitos clínicos e de UTI com pacientes suspeitos e confirmado de Covid-19, e dados referentes a ocupação de outros leitos hospitalares UTI e Clínicos (não específicos para COVID -19), registrados pelos estabelecimentos de saúde, além dados de ocupação agregados por municípios, estados e país.

Alguns estados apresentam sistemas próprios de registro de ocupação e para esses foi disponibilizado uma API que transfere os dados dos estados para o sistema eSUS NOTIFICA.

Devido ao grande número de casos notificados suspeitos de COVID-19, alguns estados já possuem mais de um milhão de registros, o que impossibilita estes dados de serem abertos no Excel.

Importante

Alguns dados disponíveis estão em duplicidade, pois a integração do sistema estadual de registro de ocupação e a alimentação pelo estabelecimento aconteceram concomitantemente. Para esses casos, os estados estão solicitando que os estabelecimentos descontinuem seu registro diretamente ao eSUS NOTIFICA.

Estes dados são preliminares, sujeitos a avaliação.

As bases estão sendo avaliadas e harmonizadas, com o objetivo de ser verificada sua consistência, principalmente em relação a atualização dos dados.

Para maiores informações, consultar a Ficha de Investigação e o Instrutivo de preenchimento da ficha, disponíveis por meio do link: https://datasus.saude.gov.br/notifica/

Informações Extras

  • Área responsável: CGIAE/DASNT/SVS
  • Contato: dadosabertos@saude.gov.br
  • Cobertura Geográfica: Nacional
  • Cobertura Temporal: a partir de 02/2020. A base de dados do e-SUS Notifica contém os dados legados do formulário RedCap.
  • Granularidade Geográfica: município
  • Granularidade temporal: Dia
  • Frequência Atualização: Diária
  • Referências: Classificação Brasileira de Ocupações (MTE), Tabela de Código de Municípios (IBGE)

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Versão 1.0
Última Atualização 16 de Outubro de 2020, 10:30 (UTC)
Criado 6 de Agosto de 2020, 18:40 (UTC)