Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de Declaração de Óbito utilizados ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.

Com sua longa série temporal, o SIM é um patrimônio nacional, visto que possui informações fundamentais para que possamos conhecer os aspectos referentes à mortalidade no Brasil e às causas de adoecimento que levaram ao óbito. É, ainda, um dos principais instrumentos para apoiar a elaboração de políticas públicas de saúde e seguridade social mais efetivas visando à prevenção, promoção e cuidado em saúde.

Esta página tem como objetivo disponibilizar os bancos de dados de disseminação de mortalidade (DO_BDD), sendo inicialmente disponibilizados os registros referentes aos anos de 2019 e 2020.

Descrição da informação disponibilizada

Os registros são oriundos do sistema SIM, contendo dados socioeconômicos, local de residência e ocorrência, óbitos fetais e não fetais, condições e causas do óbito, e informações de causas externas.

Limitações dos dados:

Dados referentes aos anos de 2019 e 2020 são prévios e estão sujeitos a alterações substanciais, por se tratarem de registros codificados e recebidos na Base Federal até a data da exportação. Esses dados ainda passarão por etapas de verificação e não representam todas as mortes que ocorreram nesse período, considerando os prazos legais para alimentação do sistema, segundo a Portaria nº 116/2009.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM
Autor Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica – CGIAE/DANTPS/SVS/MS
Última Atualização 28 de Abril de 2021, 18:00 (UTC)
Criado 22 de Julho de 2020, 15:48 (UTC)