SRAG 2020 - Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave - incluindo dados da COVID-19

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), desenvolve a vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, fortalecida desde a pandemia de Influenza A(H1N1)pdm09. A partir disso, a vigilância de SRAG foi implantada na rede de vigilância de Influenza e outros vírus respiratórios, que anteriormente atuava apenas com a vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG).

Recentemente (2020), a vigilância da COVID-19, a infecção humana causada pelo novo Coronavírus, que vem causando uma pandemia, foi incorporada na rede de vigilância da Influenza e outros vírus respiratórios.

Esta página tem como finalidade disponibilizar o legado dos bancos de dados (BD) epidemiológicos de SRAG, da rede de vigilância da Influenza e outros vírus respiratórios, desde o início da sua implantação (2009) até os dias atuais (2020), com a incorporação da vigilância da covid-19. Atualmente, o sistema oficial para o registro dos casos e óbitos por SRAG é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

O MS publicou o Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019 aonde estão disponíveis informações sobre definições de casos, critérios de confirmação e encerramento dos casos, dentre outros.

Ressaltamos que os dados da vigilância de SRAG no Brasil disponibilizados nesta página, estão sujeitos a alterações decorrentes da investigação, ou mesmo correções de erros de digitação, pelas equipes de vigilância epidemiológica que desenvolvem o serviço nas três esferas de gestão.

Esclarece-se que as bases de dados de SRAG disponibilizadas neste portal passam por tratamento que envolve a anonimização, em cumprimento a Lei 13.709/2018.

Os dados de 2020 a 2022 são disponibilizados semanalmente, às quartas-feiras. Excepcionalmente, a atualização pode ocorrer em outro dia, de acordo com a funcionalidade do Sistema de Informação.  

Para mais informações, acessar:

Gripe/Influenza - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza

COVID-19 - https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus

Guia Nacional de Vigilância da COVID-19 - https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19/view

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Datasus
Última Atualização 28 de Setembro de 2022, 21:00 (UTC)
Criado 11 de Janeiro de 2022, 18:22 (UTC)
Cobertura Geográfica Nacional
Cobertura Temporal A partir da Semana Epidemiológica 01 de cada ano.
Contato dadosabertos@saude.gov.br
Frequência Atualização Semanal
Granularidade Geográfica Município
Granularidade temporal Dia
Referências Classificação Brasileira de Ocupações (MTE), Tabela de Código de Municípios (IBGE), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Área Responsável Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI/DEIDT/SVS/MS)