Banco de dados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - 2019 a 2025

Vigilância da SRAG em 2019

Antes da pandemia de covid-19, a vigilância de vírus respiratórios no Brasil era voltada principalmente para o vírus influenza. Desde 2000, o país contava com uma rede de vigilância sentinela para monitorar casos de síndrome gripal (SG) e, a partir de 2009, também para síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As informações vinham de unidades de saúde e hospitais que coletavam amostras e notificavam casos ao Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). Esse trabalho era apoiado pela Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, que identificava os vírus e ajudava a orientar campanhas de vacinação e outras medidas de prevenção.

Vigilância da SRAG a partir de 2020

Com a chegada da covid-19, a vigilância foi ampliada e passou a incluir outros vírus respiratórios de importância em saúde pública. Surgiu o sistema e-SUS Notifica para registrar casos leves e moderados de covid-19, enquanto o Sivep-Gripe manteve o registro dos casos graves e óbitos. A análise passou a ser mais integrada, usando dados epidemiológicos, laboratoriais e genômicos, e novas ferramentas ajudaram a acompanhar a circulação dos vírus em tempo real. Essa mudança tornou o monitoramento mais rápido, preciso e preparado para responder a surtos e pandemias no futuro.

Apresentação dos Dados

  • Neste repositório estão disponibilizados, de forma pública, dados referentes ao Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), atualmente o Sistema oficial para o registro dos casos e óbitos por SRAG no Brasil.
  • Aqui você encontrará arquivos dos bancos de dados organizados por ano epidemiológico: de 2019 a 2024 os bancos estão “congelados”, ou seja, não estão mais sendo atualizados; e o banco “vivo” correspondente ao ano atual, atualizado semanalmente. Também está disponibilizado o dicionário de variáveis e a ficha de notificação.

Scripts para Análises e Dados Unificados

https://gitlab.com/cgcovid/dados-abertos/-/tree/d3de903fcec5d8790d0aee607d15fbff94aea836/

Scripts em R: Este repositório disponibiliza publicamente os scripts em R para análise de dados de SRAG, padronizados pela equipe técnica da CGCOVID/DEDT/SVSA do Ministério da Saúde. Esses scripts são utilizados tanto na elaboração das análises apresentadas no painel da SRAG quanto na produção dos informes epidemiológicos semanais.

Dados unificados: Neste repositório estão disponibilizados de forma pública os dados referentes aos Sistemas de Informação SIVEP-Gripe e e-SUS Notifica que alimentam, respectivamente, os painéis de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e Síndrome Gripal (SG) por covid-19 do Ministério da Saúde. Os dados estão disponíveis de forma agregada por Unidade Federada, Município, Faixa Etária e Semana Epidemiológica.

Observações

  • As notificações que alimentam Sivep-Gripe estão sujeitas a possíveis erros de digitação ou preenchimento, que podem afetar um ou mais campos dos registros. Por esse motivo, as notificações passam por revisões contínuas, realizadas pelas equipes locais e pela rede de vigilância, com o objetivo de corrigir inconsistências e assegurar a qualidade das informações.
  • As bases de dados de SRAG disponibilizadas neste portal passam por tratamento que envolve a anonimização, em cumprimento a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei 13.709/2018.

Para Saber Mais

Données et ressources

Info additionnelle

Champ Valeur
Producteur Datasus
Dernière modification octobre 7, 2025, 19:59 (TU)
Créé le janvier 11, 2022, 18:30 (TU)
Cobertura Geográfica Nacional
Cobertura Temporal A partir da Semana Epidemiológica 01 de cada ano.
Contato dadosabertos@saude.gov.br
Granularidade Geográfica Município
Granularidade temporal Dia
Periodicidade de atualização semanal
Referências Classificação Brasileira de Ocupações (MTE), Tabela de Código de Municípios (IBGE), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Área Responsável CGIAE/DAENT/SVSA