Fonte dos dados -
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), realiza a gestão da base nacional do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). O Sisvan tem por objetivo consolidar os dados referentes às ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) da Atenção Primária à Saúde (APS), disponibilizando dados de antropometria desde 2008 e de marcadores do consumo alimentar desde 2015. Deste modo, agrega os registros de estado nutricional provenientes do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, bem como os registros de estado nutricional e de marcadores do consumo alimentar inseridos pelo e-SUS APS. E, considerando que os dados do Sisvan são individualizados e organizados segundo CNS (Cartão Nacional de Saúde), os relatórios obtidos a partir do Sisvan permitem a avaliação de frequências relativas do estado nutricional e de marcadores do consumo alimentar da população atendida na APS.
Conteúdo -
As bases de dados disponibilizadas nesta Plataforma referem-se aos dados individualizados e anonimizados de todas as pessoas atendidas em serviços de APS do Brasil desde 2015 e que tiveram a avaliação dos marcadores do consumo alimentar. Neste sentido, poderão ser identificados um ou mais registros da avaliação dos marcadores do consumo alimentar para uma mesma pessoa. Esta medida permite a cessão de dados contidos nas bases nacionais dos sistemas de informação em saúde (que é o caso do Sisvan) e, portanto, cabe o atendimento à Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, os dados serão disponibilizados com sigilo da informação pessoal, não sendo permitido o rastreio ou identificação de qualquer cidadão, mas poderá ser avaliada a frequência de consumo de marcadores de alimentação saudável e não saudável.
Limitações -
Conforme indicado no conteúdo, as bases são disponibilizadas com várias origens de dados, dessa forma, pode haver mais de um acompanhamento por indivíduo. Os relatórios públicos do Sisvan consolidam sempre o último acompanhamento do indivíduo, dessa forma, realizar uma comparação entre a base disponibilizada e o consolidado do sistema, pode ocasionar uma diferença razoável, visto que existem dados sendo incorporados semanalmente.