Sinan/Vírus Zika

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pela vigilância epidemiológica das três esferas de governo, por meio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações das doenças e dos agravos de notificação compulsória. Atualmente, o sistema possui duas versões vigentes, Sinan Online e Sinan Net.

O Sinan Online visa à inserção e disseminação dos dados de notificação e investigação de dengue e de febre de chikungunya, enquanto que o Sinan Net é alimentado pela notificação e investigação da grande maioria dos agravos e doenças, que constam na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, do Anexo 1 do Anexo V da Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes para o seu contexto local. Destaca-se que Zika é doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Sinan Net.

Zika - Notas:

Todos os casos suspeitos de Zika devem ser investigados e encerrados no Sinan Net em até 60 dias da data de notificação. Para os casos prováveis de Zika são considerados todos os casos suspeitos notificados, com exceção dos casos que foram descartados. As bases de dados de Zika aqui disponíveis podem apresentar pequenas divergências com os dados disponibilizados pela CGARB (Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses - CGARB). Para análise da série histórica, são utilizadas as bases de dados congeladas em data específica para cada ano analisado. Para dados recentes (2024), a atualização é feita diariamente no painel Saúde de A a Z.

Para cálculo da incidência recomenda-se utilizar locais de residência.

A partir de 2020 o estado do Espírito Santo passou a utilizar o sistema e-SUS Vigilância em Saúde. Portanto, para os casos de Arboviroses urbanas do Espírito Santo foram considerados apenas os dados disponibilizados pelo Sinan online (dengue e chikungunya) e Sinan Net (zika).

Outras informações podem ser consultadas nos sítios eletrônicos:

Portal Sinan

https://portalsinan.saude.gov.br

Zika: https://portalsinan.saude.gov.br/zika

Saúde de A a Z

Zika: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/z/zika-virus

Дані та ресурси

Додаткова інформація

Поле Значення
Джерело Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)
Автор Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses – CGARB/DEDT/SVSA/MS ; Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas – CGIAE/DAENT/SVSA/MS
Останнє оновлення травня 7, 2025, 19:42 (UTC)
Створено лютого 23, 2024, 18:09 (UTC)
Contato cgarb@saude.gov.br
Frequência de atualização Semanal