Vigilância da SRAG em 2019
Antes da pandemia de covid-19, a vigilância de vírus respiratórios no Brasil era voltada principalmente para o vírus influenza. Desde 2000, o país contava com uma rede de vigilância sentinela para monitorar casos de síndrome gripal (SG) e, a partir de 2009, também para síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As informações vinham de unidades de saúde e hospitais que coletavam amostras e notificavam casos ao Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). Esse trabalho era apoiado pela Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, que identificava os vírus e ajudava a orientar campanhas de vacinação e outras medidas de prevenção.
Vigilância da SRAG a partir de 2020
Com a chegada da covid-19, a vigilância foi ampliada e passou a incluir outros vírus respiratórios de importância em saúde pública. Surgiu o sistema e-SUS Notifica para registrar casos leves e moderados de covid-19, enquanto o Sivep-Gripe manteve o registro dos casos graves e óbitos. A análise passou a ser mais integrada, usando dados epidemiológicos, laboratoriais e genômicos, e novas ferramentas ajudaram a acompanhar a circulação dos vírus em tempo real. Essa mudança tornou o monitoramento mais rápido, preciso e preparado para responder a surtos e pandemias no futuro.
Apresentação dos Dados
- Neste repositório estão disponibilizados, de forma pública, dados referentes ao Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), atualmente o Sistema oficial para o registro dos casos e óbitos por SRAG no Brasil.
- Aqui você encontrará arquivos dos bancos de dados organizados por ano epidemiológico: de 2019 a 2024 os bancos estão “congelados”, ou seja, não estão mais sendo atualizados; e o banco “vivo” correspondente ao ano atual, atualizado semanalmente. Também está disponibilizado o dicionário de variáveis e a ficha de notificação.
Scripts para Análises e Dados Unificados
https://gitlab.com/cgcovid/dados-abertos/-/tree/d3de903fcec5d8790d0aee607d15fbff94aea836/
Scripts em R: Este repositório disponibiliza publicamente os scripts em R para análise de dados de SRAG, padronizados pela equipe técnica da CGCOVID/DEDT/SVSA do Ministério da Saúde. Esses scripts são utilizados tanto na elaboração das análises apresentadas no painel da SRAG quanto na produção dos informes epidemiológicos semanais.
Dados unificados: Neste repositório estão disponibilizados de forma pública os dados referentes aos Sistemas de Informação SIVEP-Gripe e e-SUS Notifica que alimentam, respectivamente, os painéis de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e Síndrome Gripal (SG) por covid-19 do Ministério da Saúde. Os dados estão disponíveis de forma agregada por Unidade Federada, Município, Faixa Etária e Semana Epidemiológica.
Observações
- As notificações que alimentam Sivep-Gripe estão sujeitas a possíveis erros de digitação ou preenchimento, que podem afetar um ou mais campos dos registros. Por esse motivo, as notificações passam por revisões contínuas, realizadas pelas equipes locais e pela rede de vigilância, com o objetivo de corrigir inconsistências e assegurar a qualidade das informações.
- As bases de dados de SRAG disponibilizadas neste portal passam por tratamento que envolve a anonimização, em cumprimento a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei 13.709/2018.
Para Saber Mais