Saúde Indígena - Indicadores de enfrentamento e monitoramento à covid-19 dos Povos Indígenas Brasileiros e ações relacionadas aos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato

Contexto

O Ministério da Saúde disponibiliza nesta página dados referentes aos indicadores de enfrentamento e monitoramento à Covid-19 dos Povos Indígenas Brasileiros, em cumprimento à determinação proferida em 31 de março de 2022, no bojo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 709.

Objetivo

Os dados disponibilizados compreendem as informações encaminhadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenador do Plano de Enfrentamento e Monitoramento da Covid-19 para os Povos Indígenas Brasileiros, que abarcam ações do Ministério da Cidadania/MDS, Fundação Nacional do Índio-Funai/MJSP, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-Fnde/MEC, além das informações fornecidas pela Fundação Nacional de Saúde - Funasa/MS e Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI/MS.

Os dados de saúde indígena estão anonimizados e contidos no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), na Plataforma covid-19 e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Os dados disponíveis no OpenDatasus englobam indicadores de casos suspeitos, confirmados, descartados, óbitos, sintomáticos e assintomáticos, casos de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave, por tipo de teste, por critério de confirmação, em taxas e coeficientes, por DSEI e por todo o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no Sistema Único de Saúde (SasiSUS), por Semanas Epidemiológicas de notificação ou de início dos sintomas. De forma semelhante, constam os dados de doses aplicadas, por DSEI, por um determinado período, o percentual de vacinados, as Coberturas Vacinais (CV) por DSEI e no SasiSUS.

Também são disponibilizados dados relacionados ao acompanhamento do Plano de Barreiras Sanitárias para Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (PIIRC), coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que contém informações fornecidas pela Fundação Nacional do Índio-Funai/MJSP e Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI/MS.

Avisos

Os referidos dados são preliminares, e sujeitos a avaliações e alterações.

.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
Mantenedor Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS) 
Última Atualização 22 de Setembro de 2022, 23:24 (UTC)
Criado 28 de Abril de 2022, 13:26 (UTC)
Cobertura Geográfica  Nacional 
Cobertura Temporal  A partir de 01 de janeiro de 2020 
Contato  sesai@saude.gov.br 
Frequência Atualização  Quinzenal/Trimestral
Granularidade Geográfica  Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) 
Granularidade temporal  Semana Epidemiológica 
Referências  Plataforma covid-19 SESAI, Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), Tabela de Código de Municípios (IBGE), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Área Responsável  Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS)